Hoje talvez seja um dos dias mais felizes que eu tive e vou ter na Argentina. Vocês daqui a pouco vão entender o que eu estou falando...
A 4 dias atrás 20% de Beunos Aires ficou sem energia e água, acontece que a demanda por energia cresce bastante a cada ano, e com o calor as pessoas tendem a comprar cada vez mais ar-condicionados, e a energia se dissipa mais com o aumento da temperatura, causando perda da mesma. Acontece que a população não aguentava mais em pleno final de ano ficar sem esses recursos básicos, então ontem(quinta) exatamente as 20:00 horas os moradores da rua Jujuy, onde eu estou, decidiram fazer um piquete (protesto em português) para que as autoridades tomassem as devidas providências, eu e o grupo todo que está aqui no hostel decidimos nos juntar ao piquete, fechamos a rua e começamos a bater em panelas com gritos como: queremos la luz, queremos la luz..
Ai chegou a policia, eles conversaram com os moradores para saber o que estava acontecendo e colocaram uma viatura para ajudar a fechar a rua também. Diferente de como provavelmente seria no Brasil, os policias apoiaram os moradores e esperaram até que eles quisessem cessar o piquete.
Ficamos até as 22:00 horas e depois nos retiramos, hoje(sexta) às 16:00 horas a luz voltou, todos ficamos muito felizes. Simplesmente reivindicamos nossos direitos de forma pacifica e racional.
Então como dizemos na Aiesec, um recado para os brasileiros: It´s up to you (Depende de você!)
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Conhecendo mais..
Chegou uma colega minha da colombia aqui em Buenos Aires, Zulma, agora como eu já sou argentino levei ela para conhecer a cidade, demos sorte de encontrar a casa Rosada aberta e fizemos um tour por lá. Muito lindo por dentro, tem várias salas, uma só com retratos de mulheres importantes na história da argentina. Tem alguns quadros legais, tem um de tiradentes e Getúlio Vargas. Na sala das mulheres o de Eva Peron estava no centro, como não poderia deixar de ser.
Conhecemos outros lugares bem legais também, o tribunal da justiça, muito grande, muito lindo, ele se encontra defronte ao teatro de Colón, 2º maior do hemisfério sul, pena estar fechado para reformas.
Depois fomos em um bairro chamado Recoleta, tem várias coisas lá, umas 3 praças, uma faculdade de direito muito bonita, e uma flor chamada Floralis Genérica.
Foi uma tarde muito boa, conhecemos vários lugares, o Mundo é muito pequeno, estava com a Zulma em Salvador a uns meses atrás, agora nós estamos aqui conhecemos mais da argentina.
No final da tarde paramos em umas das praças do Recoleta e descançamos um pouco, afinal andamos umas 6 horas. Gostei dessa última foto, ficou implícito uma sustentabilidade ambiental interessante.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Cada dia melhor
Cada dia mais impressionante que o outro, meus lábios agora estão menos ressecados pois o sol estava muito forte, agora o frio decidiu aparecer, e o ambiente esta muito agradável. Esses dias fui no centro, passei na Casa Rosada, é muito linda, vários detalhes, na praça onde ela está localizada tem outros orgãos do governo também, cada um mais lindo que o outro. Achei uns lugares bons para comer, eu só estava comendo carne com fritas ou purê, tem um restaurante na rua Jujuy que tem um cardápio bastante variado, tem um spaghetti maravilhoso lá e o preço é relativamente bom.
Atrás da Casa Rosada tem o Puerto Madero, talvez o lugar mais lindo de Bueno Aires, passar à noite lá é maravilhoso, bem iluminado e tem uns restaurantes bons também. O sistema de metro é bom, tem um mapa que ensina tudo passo a passo, dá para rodar a cidade toda sem se perder, mesmo não conhecendo nada, tem 6 linhas principais, qualquer dia desses eu vou até o final de cada uma delas. Na rua Florida tem de tudo que se imaginar, muitos bancos e comércio, pessoas vendendo objetos no chão, mas bem organizado, tem bastante camisa do Boca Junior e revista da Mafalda.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Buenos Aires
Cheguei na terça-feira à noite, a cidade é maravilhosa de cima, toda planejada. Um colega da Aiesec foi me buscar no aeroporto, no caminho para casa passeio pelos pontos turísticos, a casa rosada é magnifica, o obelisco também é muito lindo, uma arquitetura muito diferente do Brasil, pessoas muito simpáticas e educadas. A Rua Florida é bem agitada, muitos brasileiros, eu fui comprar um mapa, quando o rapaz percebeu que eu era brasileiro me perguntou assim: Maradona ou Pele? por ai já dá para perceber como são as coisas por aqui. Ainda encontrei Dom Quixote de la Mancha no meio do caminho, muito ilário. Enfim feliz por estar aqui, e quem desejar vim para cá as portas da cidade estão abertas.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Motivos...
Olá, esse blog foi feito com a finalidade de externar minhas futuras aventuras durante os intercâmbios que eu pretendo fazer durante minha vida.
O blog se chama X-LR, são termos Aiesecos, a Aiesec é um organização de estudantes universitários e recém graduados, que trabalha para desenvolver liderança. X significa eXchange e LR significa Leadership Role.
Eu estou tendo o prazer de vivenciar essas duas experiências fantásticas, e ao mesmo tempo, a primeira o intercâmbio e a segunda o papel de liderança.
Espero que todos se divirtam muito com os posts, até..
E aqui está minha primeira aventura, Argentina..
O blog se chama X-LR, são termos Aiesecos, a Aiesec é um organização de estudantes universitários e recém graduados, que trabalha para desenvolver liderança. X significa eXchange e LR significa Leadership Role.
Eu estou tendo o prazer de vivenciar essas duas experiências fantásticas, e ao mesmo tempo, a primeira o intercâmbio e a segunda o papel de liderança.
Espero que todos se divirtam muito com os posts, até..
E aqui está minha primeira aventura, Argentina..
Assinar:
Postagens (Atom)